As mágicas Maquininhas de Bebida no Japão

Quando eu tinha 8 anos e assistia Digimon na TV Globinho, eu achava muito engraçado quando as crianças chegavam no Digimundo – um lugar selvagem, inóspito e quase pós-apocalíptico – e mesmo no meio do NADA eles ainda encontravam essas maquininhas de bebida e snacks.

Isso fez todo o sentido assim que eu visitei o Japão pela primeira vez. De fato, as maquininhas estão em TODOS OS LUGARES, e elas são maravilhosas!

Chamadas de jidōhanbaiki (自動販売機) em japonês, as maquininhas (ou “vending machines“) já são consideradas um certo ícone urbano do Japão moderno, não se limitando apenas às bebidas. Hoje em dia você encontra máquinas vendendo sorvete, brinquedos, perfume, temperos, e até macarrão instantâneo (com a água quente para você preparar e tudo)!

A má notícia é que o turista no Japão precisa preparar o bolso, por mais que sejam baratas, se torna viciante e cada vez mais você quer experiementar novos sabores.

ORIGEM

A primeira máquina de vendas no Japão foi um dispenser de tabaco, construído em 1888 por Tawaraya Koshichi – um designer de móveis e também inventor. Ele inventou a máquina e registrou sua patente, e depois também inventou uma máquina automática para estampar cartões postais. Mesmo naquela época, as máquinas inventadas por Koshichi já possuíam display de preços e até davam troco.

Mais tarde, companhias grandes como a Coca-cola e cervejarias começaram a entrar na indústria das máquinas de venda.

Em 1964 já haviam cerca de 240,000 maquininhas no Japão, e esse número alcançou 1 milhão nos anos 70. Hoje em dia existem cerca de 4 milhões de maquininhas desse tipo espalhadas pelo país. Quase 1 máquina a cada 30 pessoas!

BEBIDAS “ÚTEIS” NO DIA A DIA

Duas bebidas que você vai ver em quase todas as maquininhas são o Pocari Sweat e o Oronamin C.

Pocari Sweat é uma bebida que funciona como um soro, ajudando a repor a perda de líquidos. Muito útil durante o verão escaldante e úmido no Japão, pra evitar pressão baixa.

Oronamin C é uma bebida muito gostosinha e como sugere o nome, fornece uma reposição diária de vitamina C.

AS MINHAS PREFERIDAS

Já ficou claro que eu provei incontáveis bebidas durante as minhas 4 visitas ao Japão.

Costumo dizer que elas são como os “Feijões de todos os sabores” do Harry Potter: você nunca sabe se ela vai ser deliciosa ou absolutamente horrível. XD

A variedade vai desde refrigerantes, sucos e energéticos, até chás, cafés e até mesmo iogurtes. Durante as estações mais frias, você também encontra bebidas quentes nessas maquininhas.

Preparei aqui uma seleção com algumas das minhas favoritas:
Café cremoso da Glico
Suco de Uva levemente gazeificado
Yakult de Blueberry
Latte da marca Ayataka
Chá Verde
Craft Cola da Asahi
Latte da marca Tully’s
Suquinho de Maçã
Chai Latte

E O PRÊMIO DE MELHOR BEBIDA VAI PARA…

…Calpis!! (カルピス)

Imagine uma bebida fermentada tipo yakult, só que levinha e refrescante. Esse é o Calpis Water, a bebida querida do meu coração. Existe também uma versão tipo refrigerante chamada Calpis Soda, mas que nem chega aos pés da original.

E você não precisa ir do outro lado do mundo, caso more perto de São Paulo, é fácil encontrar Calpis nas lojinhas da Liberdade. ♥


Deixe um comentário