Como Trabalhar em um Navio de Cruzeiro

Gente, agora a Maria Mochileira virou Maria Tripulante!!

Resolvi criar esta página para contar um pouco para vocês sobre todo o processo, sobre por quê tomei a decisão de largar tudo para trabalhar em navios e algumas dicas para quem tem vontade de seguir este caminho.

O Começo: por que eu decidi virar uma tripulante?

Eu amo o Brasil e amo o Rio de Janeiro, mas a grande verdade é que a vida aqui tá difícil. Muita gente acha que eu sou ryca ou que Design dá muito dinheiro (cof cof), porque eu vivo viajando e tal. Mas a vida real não é bem assim, e na verdade eu sempre trabalhei muito, ganhei pouco e me matei economizando durante o ano inteiro para conseguir viajar. Desde 2011, quando fiz minha primeira viagem internacional, até 2017 as minhas viagens foram todas sofridas e extremamente low cost (saibam melhor como virei Maria Mochileira aqui).

Além disso, durante a faculdade eu tentei diversos intercâmbios: Ciências Sem Fronteiras, Disney College Program, editais do Ministério da Cultura… mas não consegui nenhum deles. Foi bem doloroso ver meus amigos passando um ano acadêmico em Londres ou Nova Iorque (apesar de estar feliz por eles), enquanto eu me sentia meio fracassada. Mas a gente não pode ficar lamentando e sim continuar tentando e correndo atrás! Então, em meio a essas frustrações e vendo que o mercado de trabalho no Rio está difícil, salários baixos e sem possibilidade de juntar grana direito, eu comecei a nutrir essa ideia de trabalhar em cruzeiro, não só para juntar dinheiro mas também pela experiência de conhecer lugares e pessoas do mundo inteiro.

No começo de 2017 eu conheci uma amiga de uma amiga que trabalha há alguns anos como recepcionista na empresa Royal Caribbean. Fiz mil perguntas, fiquei muito empolgada e tomei a decisão de começar o processo.

Voltar ao topo

Como é o processo de admissão e pré-embarque?

Me inscrevi na agência ISM BR (clique aqui para ler mais sobre outras agências) em maio de 2017 e logo fui chamada para a primeira entrevista. Apesar de ser bem confiante no meu inglês, eu não tinha nenhuma experiência em nenhum ramo ligado às posições de navio (hotel, restaurante, etc) e eu não sabia muito bem qual posição aplicar.

Atenção: isso pode ser um tiro no pé com certas agências! Chegar na entrevista sem saber o que quer pode te garantir um NÃO logo de cara, como foi na minha desastrosa entrevista com a Infinity (me deram esporrinho e tudo).

Mas a ISM me abraçou e me encaminhou para um cargo bem básico, e que no fundo não precisa de tanta experiência anterior porque a própria companhia te treina: F&B Attendant. A sigla F&B significa Food & Beverage, e com esta posição você pode ser encaminhado para algum restaurante ou estação de Buffet do navio. A companhia para a qual me encaminharam foi a Costa Crociere, que algumas pessoas chamam de “escola de tripulantes”, já que eles (assim como a MSC) são mais tolerantes ao contratar a galera de primeira viagem (e pagam menos também).

Após a aprovação das entrevistas, a agência te encaminha para fazer os cursos de segurança obrigatórios: o STCW e o CFPN (clique aqui para ler mais sobre os cursos), que tem duração de uma semana.

Enquanto a Marinha emite seu certificado, a agência já te passa uma lista de documentos e vacinas que você precisa providenciar. Com os documentos prontos, você entra na “rotação” – que é quando você fica disponível para a companhia agendar seu embarque.

Aí que entra a parte em que sua paciência é testada no limite, porque demoooooora – principalmente se for seu primeiro embarque. No meu caso, comecei todo o processo em maio, fiz os cursos em julho, entreguei todos os documentos no final de agosto e recebi minha data no início de dezembro, para embarque no dia 18/12. Ou seja: 7 meses da entrevista até o embarque. É claro que isso varia dependendo da companhia, da sua posição, da época do ano… conheço pessoas que embarcaram 2 meses antes de mim.

Sabendo a data de embarque, chega a hora de fazer os exames admissionais. As agências geralmente te encaminham para uma parceira autorizada e você faz todos os exames em um dia só. A Costa também me enviou a passagem de avião (pois meu embarque será no porto de Aruba – no Caribe!) e o contato do agente portuário que me receberá lá no aeroporto. A MSC também paga a passagem para tripulantes de primeira viagem, além das duas reembolsarem os gastos com visto (quando necessário) e exames, mas apenas para navios que fazem a temporada brasileira.


Voltar ao topo

Quanto vou gastar no total, em todo o processo?

O investimento não é tão grande assim, na minha opinião, ainda mais se fizer temporada brasileira, onde terá reembolso de vários gastos. Os custos são os seguintes:

  • Curso STCW + CFPN – R$ 1.400 (aproximadamente, pode variar de cidade para cidade e terá custos adicionais caso você precise viajar para fazer o curso. Ambos são válidos por 5 anos.)
  • Passaporte – R$ 300 (válido por 10 anos)
  • Vacinas – R$ 260 (certas vacinas não são encontrada em postos, como Hepatite A e Febre Tifóide. São reembolsadas se o navio fizer temporada brasileira)
  • Gastos para imprimir/scanear documentos – R$ 100 (sério, foda não ter impressora em casa)
  • Exames admissionais – R$ 740 (é reembolsado se o navio fizer temporada brasileira)

Total aproximado: R$ 2.800

Lembrando que além desses custos tem as despesas normais com coisas para levar na mala, itens de higiene e etc. Mulheres em geral gastam mais, eu comprei bastante creme de cabelo pra levar, por exemplo. (rs)

Obs.: Os cursos e os exames podem ser parcelados no cartão.


Voltar ao topo

Como é o trabalho em navio? Carga horária, salários, etc.

Se você tem vontade de começar uma carreira à bordo, precisa ter em mente que o trabalho é bem pesado! Todo dia é segunda-feira: não tem dias de folga, e sim turnos. São no mínimo 11 horas de trabalho por dia, e os contratos duram de 6-8 meses (dependendo da companhia), com 2-3 meses de férias.

No começo eu me questionei se conseguiria aguentar o tranco, nos grupos do Facebook Shiplife e Crewlife eu li muitos relatos, de como as primeiras semanas são difíceis e sobre gente que desistiu no primeiro mês. Mas ao mesmo tempo li o incentivo de muitas outras que afirmam que após a adaptação fica mais fácil, que quando você desembarca dá saudade, etc. Durante o STCW conheci uma galera que estava renovando o curso, após 5 anos a bordo,  dava pra ver o quanto eles amam essa vida! Eles disseram que no começo é difícil, mas o lance é ter muita paciência, determinação e curtir a experiência. São muitos portos, muitos países, Crew Parties (festinhas da tripulação) e novas amizades de todas as nacionalidades.

Além disso, no navio você praticamente não tem gastos: não paga aluguel, alimentação, uniforme… O que faz  salário (mesmo que baixo, no início) render mais do que renderia num emprego comum.

A média de salários, dependendo da companhia, é 600-900 dólares por mês para cargos Crew e 1400-2000 dólares para cargos Staff, isso sem contar bônus variáveis e gorjetas.

Voltar ao topo

Pré-requisitos básicos

  • Falar Inglês (Intermediário/Avançado). Muito importante pois o idioma “oficial” da maioria dos navios é o inglês, devido à grande quantidade de nacionalidades entre os tripulantes;
  • Ser maior de 18 anos (21 anos para algumas companhias);
  • Possuir passaporte com validade acima de 1 ano (na data de embarque).


Voltar ao topo

Posições (cargos) em um navio

Eu não imaginava que existissem TANTAS posições diferentes em um navio! Fiquei bem surpresa quando comecei a pesquisar.

Antes de escolher para qual cargo aplicar, é preciso ter em mente que existem duas “categorias” diferentes. As posições mais básicas são as de CREW, ou “tripulante” (ou em bom português, “subalterno” rs). É o cara que vai pegar no batente! Quem é Crew não ganha tão bem e não tem muito contato com os guests (passageiros). Só pode usar a área de lazer, bar e refeitório destinado aos Crew.

Exemplo de cargos CREW: Camareira, ajudante de cozinha, ajudante de garçom, limpeza, entre outros.

Já os cargos de “STAFF” tem salários melhores, além de algumas regalias como cabine privada (depende do cargo) e poder circular mais livremente pelo navio (e usufruir algumas coisas). Por terem mais contato com os guests, esses cargos geralmente demandam um mínimo de mais duas línguas além do inglês, além de experiência no cargo.

O que muita gente faz é começar como Crew e fazer treinamentos em alguma área de Staff dentro do próprio navio, para subir de cargo após 2 ou 3 contratos.

Exemplos de cargos STAFF: recepção, animação (adultos e crianças), excursões, fotógrafo, vendedor de loja.

Existem também muitos cargos mais técnicos que, caso você tenha bastante experiência em terra, pode conseguir entrar direto como STAFF sem precisar de muitas línguas (lembrando que o inglês ainda é essencial).

Exemplos de cargos técnicos: som, elétrica, impressor, manutenções diversas, médicos e enfermeiras, entretenimento (dançarinos e músicos, bandas)

Veja abaixo uma lista de vários cargos divididos por departamentos:

HOUSEKEEPING

Utility Hotel / Hotel Cleaner  ♦  Linenkeeper  ♦  Tailor  ♦  Florist  ♦  Laundry Person / Laundry Man / Laundry Washer  ♦  Crew Steward (Camareiro da Tripulação)  ♦  Stateroom Steward / Cabin Steward (Camareiro)

RESTAURANTE

Mess Attendant / Crew Waiter  ♦  Bell Person / Room Service  ♦  Restaurant Steward / Snack Steward / Buffet Person / F&B Attendant  ♦  Assistant Waiter  ♦  Waiter / F&B Server  ♦  Restaurant Hostess / Head Waiter  ♦  Maître D’ / F&B Supervisor  ♦  Restaurant Manager

BAR

Storekeeper  ♦  Deck Steward / Pool Boy  ♦  Wine Steward / Sommelier  ♦  Utility Bar / Bar Boy  ♦  Bar Server / Bar Waiter  ♦  Bartender  ♦  Head Bartender / Bar Manager  ♦  Director

COZINHA

Galley / Utility Galley / Dishwasher  ♦  Cook (1st, 2nd, 3rd)  ♦  Baker  ♦  Pastry  ♦  Butcher  ♦  Sushiman  ♦  Teppanyaki Chef / Asian Chef  ♦  Chef Tournant  ♦  Sous Chef  ♦  Executive Chef  ♦  Executive Sous Chef

CASSINO

Dealer / Dice  ♦  Cashier  ♦  Slot Technician  ♦  Pit Supervisor  ♦  Casino Host  ♦  Casino Manager

SERVIÇOS (PAX)

Guest Services Associate / Guest Relations Officer  ♦  Guest Services International / International Embassador  ♦  Group Service Coordinator  ♦  Immigration Officer / Clearance Officer  ♦  Butler / Concierge  ♦  Shore Excursions  ♦  CruiseNext / Cruise Promotions / Cruise Sales  ♦  Cruise Consultant / Next Cruise Consultant

SERVIÇOS (CREW)

Crew Officer / Purser  ♦  Finance Officer  ♦  Human Resources  ♦  Crew Enrichment

TÉCNICOS

Lounge Technician  ♦  Light Technician  ♦  Sound Technician  ♦  Stage Technician  ♦  Automation Technician  ♦  Broadcast Technician  ♦  Technical Supervisor

FOTOGRAFIA & VÍDEO

Photographer  ♦  Portrait Artist / Studio Photographer  ♦  Videographer  ♦  Lab Technician  ♦  Assistant Photo  ♦  Manager / Gallery Manager  ♦  Photo Manager

SPA

Sports Instructor / Fitness Instructor  ♦  Beauty Therapist  ♦  Massage Therapist  ♦  Acupuncture Therapist  ♦  Nail Technician  ♦  SPA Manager

ENTRETENIMENTO

Recreational Staff  ♦  Maestro  ♦  Cruise Staff / Adult Entertainment  ♦  Nursery Attendant / Childcare  ♦  Youth Staff / Youth Counselor / Youth Care / Animação Infantil  ♦  Teen Counselor  ♦  Youth Counselor Admin / Ass. Youth Director  ♦  DJ  ♦  Musicians / Band Musician  ♦  Singer  ♦  Dancer  ♦  Guest Performer  ♦  Youth Program Manager / Youth Director  ♦  Entertainment Admin / Desktop Publisher  ♦  Assistant Cruise Director  ♦  Cruise Director

ART GALLERY

Art Sales Associate  ♦  Art Auctioneer  ♦  Art Gallery Manager / Art Director

GIFT SHOP

Sales / Sales Associate / Gift Person  ♦  Jewelry Specialist  ♦  Port Shopping / Trunk Show Host  ♦  Gift Shop Manager / Promotion Manager

SEGURANÇA

Security Guard  ♦  Security Officer

MÉDICOS

Lifeguard  ♦  Nurse  ♦  Doctor

OFICIAIS

Firefighter  ♦  Safety Secretary  ♦  Safety Officer  ♦  Environmental Officer  ♦  Training Specialist  ♦  Information Technology / Systems Manager  ♦  Surveillance Officer / Manager  ♦  Secretary (Hotel/Captain)  ♦  Hotel Director

DECK & ENGINE

Repairman  ♦  Carpenter  ♦  Electrician  ♦  Printer  ♦  Bosun  ♦  Engineer (Electrician / Refrigeration / Maintenance)  ♦  OS (Ordinary Seaman)  ♦  AB (Able Seaman)  ♦  Cadet  ♦  Officer  ♦  Navigational Officer  ♦  Staff Captain  ♦  Captain

Fonte: SHIPLIFE
Voltar ao topo

Agências Recrutadoras

Se você já tem grande experiência em terra para um dos cargos acima (principalmente os de nível STAFF), pode ser melhor aplicar direto pelos sites das companhias de cruzeiros. Caso contrário, você pode fazer que nem eu e aplicar com uma agência intermediária. Existem várias no Brasil que fazem recrutamento para cargos em navios, segue abaixo os links, basta acessar e preencher o formulário de inscrição em cada um.

ISM BR

Esta foi a agência que fez o meu processo, e eu fiquei bem satisfeita com o serviço. Eles não cobram nada por isso (eles recebem comissão da própria companhia quando você embarca) e é bem melhor ter a agência para te guiar se for seu primeiro contrato. A ISM faz recrutamento para as seguintes companhias:

  • Azamara Club Cruises
  • Celebrity Cruises
  • Costa Crociere
  • Pullmantur
  • Royal Caribbean

Infinity Brazil

Outra das maiores do Brasil, porém BEM exigente. Vá preparado para a entrevista e tenha bem claro em mente o que quer!

  • Azamara Club Cruises
  • Celebrity Cruises
  • Costa Crociere
  • Norwergian Cruise Lines
  • Royal Caribbean
  • Crystal Cruises
  • Oceania Cruises

Portside

Esta agência faz recrutamento apenas para a Costa Crociere.

Valemar e Rosa dos Ventos

Recrutam apenas para a companhia MSC, sendo a primeira com base em Fortaleza e a segunda em São Paulo.

Open Seas

Faz recrutamento para a Princess Cruises.

Cast-a-way

Esta agência sulamericana aceita recrutas brasileiros também, para as seguintes companhias:

  • Disney Cruise Line®
  • Carnival Cruise Line
  • Princess Cruises
  • Starboard Cruise Services
  • Regent Seven Seas Cruises
  • Residensea – The World

Veja mais agências nacionais e internacionais no site SHIPLIFE.

Voltar ao topo

Companhias

Eu cheguei a tentar aplicar direto no site da Royal Caribbean, que é a companhia que a galera dos grupos costuma dizer ser a melhor para trabalhar. Porém é difícil conseguir um primeiro contrato lá sem experiência. Eu tentei para o cargo de Desktop Publisher e Printer, mas infelizmente fui eliminada na segunda entrevista. 😦

Além da Royal eu apliquei pra muitas outras, mas nem fui chamada. De qualquer forma eu sempre dou este conselho: tente de tudo!! Atire para todos os lados!!

Acesse os links para ver o site de recrutamento de cada companhia (todos em inglês):

Royal Caribbean  ♦  Disney  ♦  Holland America  ♦  Cunard  ♦  Regent Seven Seas  ♦  Oceania Cruises  ♦  Seabourn  ♦  Norwegian  ♦  Princess Cruises  ♦  Celebrity  ♦  Azamara  ♦  Carnival  ♦  Crystal  ♦  MSC  ♦  Costa Crociere  ♦  Pullmantur  ♦  Silversea  ♦  Windstar  ♦  Uniworld  ♦  Atlantis Events

Além disso, tem um site em inglês que é como um data base de vagas em abertos para diversas companhias, o All Cruise Jobs, pode valer à pena dar uma olhada. 😉

Voltar ao topo

Cursos

Os dois cursos obrigatórios são o STCW (ou CBSN – Curso Básico de Segurança em Navio) e o CFPN (Curso de Familiarização em Proteção de Navio), e você faz os dois em uma semana.

É importante não sair fazendo os cursos ainda! Isso pode ser prejudicial, já que eles tem uma validade. Se estiver aplicando com uma agência, siga o processo conforme as instruções dela e faça o curso quando ela indicar – o que geralmente acontece após algumas entrevistas, depois de você já ser “pré-contratado”.

Eu achei os cursos bem tranquilos, e até divertidos! O STCW tem 3 dias de teoria e 1 dia de prática. o CFPN você faz em uma tarde, logo após a prova do STCW.

O dia da prática do STCW é dividido em duas partes: na primeira, numa piscina, você vai aprender e executar o famigerado salto de segurança, nado de sobrevivência e outros procedimentos.  Na segunda parte, você vai aprender a compor uma brigada de incêndio e usar vários tipos de extintores, além de fazer uma evacuação no escuro em um container (melhooor parte!). Mas não se preocupe, é tudo feito em grupo e com ajuda dos instrutores.



Voltar ao topo

Exames e Vacinas

Enquanto os certificados dos cursos são emitidos, a agência vai solicitar que você providencia certas vacinas. É meio chato ter que correr atrás em vários postos de saúde, mas eu recomendo pesquisar bastante na sua cidade antes de pagar por certas vacinas. E analise bem no seu cartão de vacina quais você tem antes de tomar!

No meu caso, precisei pagar pela vacina de Febre Tifóide (R$ 140) e pela vacina de Hepatite A (R$120). Segue abaixo alguns lugares do para tomar essas vacinas particulares:

Além disso precisei fazer o exame PPD, que detecta tuberculose. Ele custa bem baratinho (R$ 13) na Bronstein.

Depois disso você vai precisar aguardar sua data de embarque para agendar os exames admissionais. Você será encaminhado pela agência para uma clínica autorizada próxima de você para fazê-los, e receberá os resultados traduzidos para inglês, pelos Correios.

Mais informações sobre exames no site SHIPLIFE.



Voltar ao topo

Diário de Bordo

Hora de embarcar!! Vou colocar abaixo os links para os posts sobre a minha experiência a bordo. Estou ansiosa pelo que me espera em alto mar, mundo afora…