Mochilando pela Suíça: o que fazer em Genebra e arredores

Este foi um ano cheio de EUROTRIPS! Tá mais que na hora de começar a escrever todas as dicas para vocês!

Para quem acompanha o meu Instagram, sabem que o meu namorado é suíço, e recentemente eu tive a oportunidade de conhecer os pais dele em Genebra. E é claro que eu não iria ficar só por lá! Rodamos alguns países vizinhos (alguns não tão perto assim) e algumas cidadezinhas suíças maravilhosas. ❤

Este é o primeiro de uma série de posts sobre essas cidades e passeios na Suíça, principalmente nos arredores de Genebra. Então se você pretende visitar esta cidade, descubra a infinidade de possibilidades dentro e ao redor dela.

Um pouquinho sobre Genebra

Sabe quando algum estrangeiro vem ao Brasil e acha que a capital é São Paulo ou o Rio de Janeiro? Pois na Suíça acontece algo parecido, muitos pensam que a capital é Zurique ou Genebra (as duas cidades mais populosas). Só este ano descobri que na verdade a capital é Berna!

Mas mesmo não sendo a capital do país, Genebra é a capital de um dos cantões dele – o Cantão de Genebra. Não visitei Berna desta vez, mas conheci as maravilhas de Genebra no (infelizmente, curto) verão!

“Praia” no Lago Genebra

Genebra fica na parte francesa da Suíça, sendo francês a segunda maior língua do país, perdendo para o alemão e ganhando do italiano. Chamada “Genéve” por seus habitantes, a cidade possui a sede da ONU na Europa, o que lhe deu a alcunha de “Cidade da Paz”, devido aos diversos tratados já assinados nesta sede.

Entrada da sede das Nações Unidas

Lago de Genebra

Também chamado de Lago Léman (Não chame ele assim em Genebra, rola uma rivalidade), este imenso lago tem mais de 500 quilômetros quadrados e marca parte da fronteira da Suíça com a França. Como resultado, várias cidades vizinhas são banhados pelo lago (na chamada “Região Lemánica”) e os serviços de barco percorrem vários pontos. Tenho um amigo por exemplo, que mora perto de Yvoire, na França, e atravessa todos os dias para trabalhar em Nyon, na Suíça.

No centro de Genebra, o lago hospeda o icônico Jet D’Eau, um chafariz composto por um único jato de água que jorra a impressionantes 10 km de altura!!

Cidade Velha

Em geral, Genebra é uma cidade bem moderna, porém a parte mais antiga da cidade é preservada e chamada de “Cidade Velha”.

O mais legal, além daquela arquitetura com carinha de Europa medieval, é a Catedral de São Pedro (Cathédrale Saint-Pierre).

Você pode fazer a visita completa e do topo ter uma vista panorâmica do Jet D’Eau e de toda Genebra. Por dentro, o cenário é à lá Corcunda de Notre-Dame, e um pouquinho macabro. Cuidado com as escadas estreitas!

Para subir, o ingresso custa apenas 5 CHF por adulto (crianças de 6 a 16 anos pagam 2 CHF, abaixo desta idade não pagam).

Rio Rhône

O Rhône é um rio que vem dos alpes suíços, deságua no Lago de Genebra para depois continuar seu curso até o Mediterrâneo. Por vir das geleiras, em grande parte do ano ele é feito basicamente de gelo derretido (ui!), então ele é MUITO gelado!! Em junho eu não consegui entrar, botei só o pezinho e desisti. Porém em agosto a temperatura já estava um pouco melhor, então eu consegui nadar algumas vezes.

Outro rio que vem do Lago de Genebra é o L’Arve, ou o “rio sujo”. Na verdade ele não é sujo, e sim um pouco barrento. Existe um ponto onde ele se junta ao Rhône, este local se chama “La Jonction”. O melhor lugar para nadar no Rhône é antes deste ponto.

La Jonction – junção dos rios Arve e Rhône

O cenário é lindo, as águas são cristalinas e as dicas são:

  • Tomar uma cervejinha comendo Viande Sechée (uma mistura de salame e carne seca)

  • Descer o Rhône com um bote. O nosso era gigante e se chamava “Titanic” (rs).

  • Se você não aguenta água muito fria, tente entrar nos dias em que a correnteza está mais fraca. Quanto mais parada a água, mais o sol consegue esquentá-la.

  • Use uma bolsa impermeável para conseguir levar seus pertences com você na água. Lembre-se que a correnteza é quase sempre bem forte, e essas bolsas são ótimas para te ajudar a flutuar.

Obs.: Se ficar difícil de nadar até a borda, segure em um desses botes que ficam no meio do Rio e chame por ajuda!

Arredores de Genebra

Estas são as cidades de fácil acesso a partir de Genebra:

Lucerna

Confesso que fiquei levemente decepcionada, não pela cidade mas pelo azar do tempo estar muito ruim quando eu fui. A ideia era subir a montanha, mas com tanta neblina eu não ia conseguir ver nada e não ia valer o passeio.

Se você der sorte de pegar dias de sol, o passeio a Lucerna vale MUITO a pena! A cidade fica a 2h45 (de carro ou trem) de Genebra.

(Em breve post completo sobre Lucerna)

Neuchâtel

Ainda às margens do Lago de Genebra, Neuchâtel é a cidade natal do Chris (meu namorado) e ele queria muito que fôssemos lá. Eu amei!!

Fomos bem quando estava tendo um festival de artistas de rua, o que deu uma animada na cidadezinha que normalmente é bem pacata, mas bem fofa.

(Em breve post completo sobre Neuchâtel)

Gruyéres e Broc

Como uma boa amante de queijos, é claro que eu iria visitar a cidade do queijo Gruyère – a 1h40 de Genebra.

O passeio precisa ser casado com a cidade vizinha Broc, onde está a fábrica do chocolate suíço Cailler. Que dia feliz! ❤

(Em breve post completo sobre Gruyère e Broc)

Yvoire – França

A apenas 50 minutos de Genebra fica Yvoire, cidadezinha francesa também nas margens do Lago de Genebra.

Essa é a cidade mais medieval que eu já visitei: parece um cenário de filme (ou série?). A musiquinha de Game of Thrones ficou tocando na minha cabeça. (rs)

(Em breve post completo sobre Yvoire)

Annecy – França

Annecy foi a primeira cidadezinha francesa que eu conheci, já que nunca fui a Paris. Ela pode não chegar aos pés da cidade do glamour, mas é muito charmosinha e ficou guardada no meu coração.

Esse paraíso foi o cenário do meu Dia dos Namorados esse ano, e fica a apenas 40 minutos de Genebra!

(Em breve post completo sobre Annecy)
Anúncios

2 comentários em “Mochilando pela Suíça: o que fazer em Genebra e arredores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s