Mochilão USA: Nova Iorque – Dia 1

E no fim, deu tudo certo! Acabo de voltar dos States, cheia de histórias para contar. Foram 7 meses de planejamento e 21 dias de viagem. Passei por 4 estados americanos, pelas cidades de Nova Iorque, San Francisco, Los Angeles, Las Vegas, Phoenix, Sedona e Flagstaff, com uma curta passadinha em Miami no final. Ufa! Mas vamos pela ordem. A primeira parada foi Nova Iorque, a Big Apple!

TRAJETO AEROPORTO JFK > MANHATTAN

Eu cheguei pelo aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK). Aquele lugar é um mundo! São trocentos terminais e eu precisei pegar o Airtrain para chegar na estação de trem que me levaria a Manhattan. Essa é a forma mais barata, se comparada a táxi ou serviços de Shuttle (uma van que te pega no aeroporto e te deixa no hotel ou em um ponto específico da cidade. Duas empresas que fazem esse serviço são o Super Shuttle e o Go Airport, saindo geralmente em torno de 20$ por pessoa). Cheap-and-Fast-Ways-to-Get-to-John-F.-Kennedy-International-Airport-JFK-From-Midtown-Manhattan-NYC-AirTrain-JFKEsse mapinha aí em cima é do Airtrain. Para chegar à ilha de Manhattan, você precisa pegar a linha vermelha em direção à Jamaica Station. De lá você vai ter que pagar 5$ para sair da estação do Airtrain (você já sai direto na plataforma do trem da linha azul). Eu me enrolei um pouco na máquina onde se compra o ticket para passar na roleta, mas basta ir na banca de jornal ali do lado e comprar com o jornaleiro (ah, pessoas espertas que facilitam a nossa vida!). A partir daí, vai depender de pra onde você está indo.

ENTENDENDO O METRÔ DE NOVA IORQUE

Mesmo ficando apenas 4 dias, resolvi comprar o passe de metrô de 7 dias, que custa 30$ e é um ótimo investimento, pois você pode ir a praticamente qualquer ponto da cidade usando metrô.

Depois de algumas baldeações e de me perder levemente no metrô, consegui pegar o trem A para a casa da Angelica, a pessoa linda que me hospedou. Eu a encontrei pelo Couchsurfing, meio que de última hora, e ela e o noivo, Gilbert, me ajudaram muito durante toda a minha estadia em NY.

nyc-subway-map-manhattan-brooklyn

Eu demorei um pouquinho a me entender com o metrô, mas depois de um dia rodando você vai pegando a manha. O lance é ter em mente que cada linha tem dois sentidos: Uptown (pra cima) e Downtown (pra baixo). A parte da cidade chamada Midtown é logo abaixo do Central Park, bem no meio da ilha de Manhattan. Grande parte das estações tem os nomes das ruas, eu fiquei perto da 168th St, então se eu quisesse para a 59th St, por exemplo, era só pegar o metrô no sentido Downtown.

Além disso, cada linha tem trens diferentes. A linha azul, por exemplo, tem os trens A, B e C, dependendo de onde você pega e pra onde você vai não tem muita diferença, mas o trem A é expresso e para em menos estações, e assim por diante. Não é tão complicado, é só ficar de olho nos mapinhas das estações: em cada uma você confere quais linhas e quais trens dessa linha passam por ali.  (clique aqui para uma versão melhor do mapa do metrô em PDF).

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Logo que eu saí do metrô, uma surpresa: NEVE! Não era muita, meio que estava nevando um pouquinho mas tinha nevado no dia anterior. Eu fiquei que nem criança, porque era a minha primeira vez vendo neve. Dá aquela vontade de botar a mão, mas na prática não é uma ideia tão boa!

Neve 1

carro com neve

QUINTA AVENIDA E TIMES SQUARE

Depois de largar minhas coisas, fui pra Midtown, literalmente, o centrão de Manhattan, onde ficam os grandes arranha-céus, a famosa Times Square e a Broadway. Eu meio que tinha montado um roteiro passando pelo Roquefeller Center (onde você sobe para um observatório chamado Top of the Rock), mas decidi explorar um pouco sem rumo.

buildings

little brazil

A cidade estava cheia de decoração de Natal. Parece que lá Natal é muito mais serious business, as cançõezinhas de Natal estão em TODA PARTE. Enche o saco depois de um tempo, você acaba ficando com “Let it snow, let it snow, let it snow” grudado na cabeça.

xmas deco

Por ali eu encontrei uma Barnes & Noble, livraria gigantesca que tem filial na Quinta Avenida, e bem em frente tem um Pret a Manger! Eu tinha comido nessa rede fast-healthy-food em Londres e amei, então fiquei muito feliz em encontrar de novo.

pret

barnes

Eventualmente eu cheguei ao Rockefeller Center. Nada de mais lá, tinha um rinque de patinação, uma árvore de Natal gigante e umas lojas chiques. Foi interessante ver uma loja-conceito do Lego por lá.

rockefeller

Depois de mais andanças, cheguei à Times Square e suas trocentas luzes e comerciais e lojas e pessoas e coisas loucas concentradas em um único cruzamento. É muito legal inicialmente mas depois de alguns minutos meio que cansa aquele monte de coisa gritando na sua cara. Mas fui seduzida pela Forever 21 e pela H&M gigantes que tem por lá.

times sq

WICKED

Então quando a hora foi se aproximando, me dirigi ao Gershwin Theatre para assistir o Musical Wicked, para o qual eu já tinha comprado um ingresso (bem salgadinho) meses atrás. O único jeito de fugir dos preços da Broadway é o TKTS, onde você pode comprar ingressos de última hora com até 50% de desconto. Infelizmente, para o Wicked não é possível conseguir ingressos dessa forma, então eu tive que desembolsar singelos 97$, para um lugar bem lá atrás.

Wicked-Vancouver

E valeu cada centavo! Primeiro porque a configuração do teatro funciona de forma que você consegue ver tudo de qualquer acento. Segundo, porque o musical é simplesmente MARAVILHOSO! Eu já conhecia algumas das músicas da versão original, onde a personagem principal Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, foi interpretada pela Idina Menzel (sim, aquela do Let it go), em 2003. A história conta a “verdadeira” história dessa personagem, que é a vilã no filme O Mágico de Oz (de 1939), e sua amizade com Glinda, a Bruxa Boa do Sul.

wickedDepois de umas boas lágrimas, saí do teatro com um sorriso de orelha a orelha e fui encontrar a Angelica no McGee’s, o pub que inspirou o bar McLaren’s, de How I Met Your Mother.

slide1

Pra não dizer que o dia acabou ainda, na volta pra casa eu ainda disputei chocolate no lixo com uma chinesa! Tá, pera, eu explico… sabe essas reportagens sobre pessoas que sobrevivem pegando no lixo coisas em boas condições que são descartadas? A Angelica fazia isso de vez em quando e me mostrou, perto de uma loja de conveniência, umas sacolas com várias doces e chocolates com a embalagem quase intacta. Eles jogam fora por motivos bobos, que às vezes nem afetam o produto em si. Aí quando eu achei um pacote de Kisses da Hershey’s veio uma chinesa (acho) tentando pegar, eu dei uns Kisses na mão dela e fiquei com o resto do pacote pra mim. Isso que é experiência cultural!

E esse foi só o primeiro dia, falta muita coisa ainda!

———————————————————————–

Leia mais sobre Planilhas de Viagem clicando aqui.

Leia mais sobre Hospedagem Barata em Nova Iorque clicando aqui.

Anúncios

3 comentários em “Mochilão USA: Nova Iorque – Dia 1

  1. Conheci NY no ano passado. Gostei bastante, mas tbm ñ foi um mochilão. Marcelo, concordo c/ a Lizie, contratar um seguro é importante. Já precisei acionar o seguro em viagens e se eu ñ tivesse contratado, teria tomado um preju. O que eu utilizo é o http://www.touristcard.com.br Tem ótimos preços. Acho que deve dar p/ fazer cotação pelo site que a Lizie indicou tbm. bjs

  2. Legal! Irei p/ os EUA em maio, mas ñ será um mochilão. Ficarei durante um mês. Uma semana na Flórida, uma na Califa, uma em NY e uma em Las Vegas. Acredito que estará menos frio né? E seguro viagem? Alguém me indica uma boa empresa? abç

    • Oi, Marcelo! Eu recomendo fortemente que contrate um seguro viagem, o sistema de saúde nos Estados Unidos é MUITO caro, então é bom ter essa segurança extra (fora que os seguros viagem geralmente cobrem extravio de bagagem e umas outras coisinhas). Um bom site para fazer isso é o http://www.seguroviagemideal.com.br onde você pode comparar preços de vários seguros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s