Planejando sua viagem com planilhas

Ok, eu sei que muita gente tem PAVOR de planilhas do Excel! Eu entendo que pode ser meio complicado de cara, mas elas são super úteis para se organizar, principalmente quando se vai viajar sozinho, pela primeira vez ou com pouca grana.

Como eu já gosto de fazer planilhas pra tudo, não poderia ser diferente com as minhas viagens. Gostaria de mostrar aqui algumas planilhas que eu usei nas minhas viagens à Londres, ao Japão e na viagem que estou planejando agora para os EUA.

Primeiro de tudo, clique aqui para acessar os modelos de planilha que eu disponibilizei no Google Drive. Se preferir, pode baixar a versão .xlsx clicando aqui. Essa planilha possui várias abas, que eu vou detalhar a seguir:

1. Itinerário Rápido Londres

01 londres

Eu fiz essa planilha quando estava planejando o que ia fazer em Londres, já que eu ficaria apenas um dia. Eu peguei um itinerário no site mapadelondres.org e adaptei conforme o meu gosto. Usei a planilha para me organizar e tentar fazer com que desse tempo de ir à todos os lugares. No fim das contas acabei não seguindo à risca, mas foi um bom guia e eu consegui ver a maioria das coisas (Cortei o Tate Modern e o British Museum).

2. Itinerário Detalhado Londres-Japão

02 detalhado

Esse modelo de itinerário é mais completo e eu estou usando ele para a minha viagem aos Estados Unidos também (Falta um mês!! Que ansiedade!!). Conforme eu vou planejando, comprando ingresso de atrações e agendando vôos, eu vou marcando lá os horários de cada coisa, pra ter um overview da viagem toda e decidir onde eu vou inserir o que.

3. Itinerário Rápido USA

03 usa

Super prático para decidir datas quando você vai passar por várias cidades. Também usei esta para calcular quantos dias de estadia iria precisar para cada uma delas. É muito bom para começar a decidir e para consultas rápidas. Também útil para conferir em que dias da semana as coisas vão cair. No fim das contas eu acabei mudando algumas coisas, essa versão foi de quando eu estava começando a planejar.

4. Opções de Hotel

05 hotels

Agora a parada ficou séria. Percebam que eu isolei uma célula lá em cima com o valor do dólar? Todas as vezes que eu calculo do dólar para o real, eu uso essa célula como referência, dessa forma você mexe apenas nela quando a cotação mudar, modificando assim toda a planilha automaticamente. Aqui eu comparei preços de Hotéis e hospedagens via Airbnb em várias cidades. Reparem que na nota das células eu fui colocando os links de cada lugar. No fim das contas eu acabei encontrando hospedagens pelo Couchsurfing em todas elas, mas guardei a planilha pois ela é bem útil. Outra coisa que não coloquei nela foi minha pesquisa de albergues, para os Estados Unidos é muito interessante checar a rede Hosteling International USA.

5. Orçamento Japão

06 japao

Estimativa de gastos com transporte, comida e etc. Se você não tem ideia de quanto calcular para certos países, dois sites ótimos de referência são o Numbeo e o Price of Travel. No fim da planilha, eu faço também uma média de gastos por dia e por categoria

** As planilhas abaixo podem ser acessadas por esse link.

6. Las Vegas Power Pass

07 vegas pass

Nessa planilha o Brad me ajudou a fazer um levantamento de todas as atrações que o Las Vegas Power Pass cobre. Se trata de um passe que você paga um preço único e tem direito a várias atrações e benefícios na cidade, durante um determinado período. Como pegamos o passe de 1 dia, usamos a planilha para decidir quais visitar e comparar quanto economizaríamos no total usando o passe.

7. Orçamento USA

08 usa orcamento

Mesmo esquema do Orçamento Japão, porém um pouco diferente pois eu precisei separar o que eu compraria antes da viagem, no cartão de crédito, e quanto precisaria levar comigo em dinheiro. Também um bom controle do que eu já comprei, do que falta comprar, que hotéis reservei, etc.

==============================

Bem, é isso! Espero que seja de alguma ajuda. Qualquer dúvida sobre as planilhas ou se estiverem batendo cabeça com as fórmulas do excel, é só gritar ou me mandar um email que eu vou tentar ajudar como posso.

Anúncios

7 comentários em “Planejando sua viagem com planilhas

    • Oi, Andressa!

      Então, eu fiquei em Long Beach, o que foi bom e ruim: Ruim pois é horrível de chegar por transporte público, tive que pegar um trem e um ônibus da Union Station pra lá. Bom pois tive sorte de ser hospedada por uma pessoa incrível que saiu comigo e me deu várias caronas. Los Angeles não funciona muito bem sem carro (já já sai um post no blog sobre isso). Dá até pra se virar, mas rola um perrengue. Eu não consegui ir em alguns lugares mais longe que queria ir, tipo Santa Monica e Beverly Hills. Se você puder alugar um carro ou tiver com grana pra usar o Uber, você pode ficar em qualquer um desses bairros. Tem uns albergues legais e não tão caros da rede HI USA (www.hiusa.org).

      Qualquer outra dúvida, é só gritar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s